A geração de energia solar pode ser um grande diferencial para empresas de todos os portes. A produção da própria eletricidade é uma forma de reduzir custos, além de alinhar o negócio com boas práticas ambientais.
No Brasil esta modalidade tem crescido
substancialmente nos últimos anos, seguindo o exemplo de grandes potências
mundiais no setor.
Globalmente a produção de
energia solar corresponde a apenas por 1,3% da capacidade total instalada. Uma
realidade em expansão, pois a expectativa é de que, segundo a Associação
Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração distribuída
cresça 125% até o final de 2019.
No período entre 2017 e 2018 a ampliação foi de 172%.
A alternativa se mostra extremamente interessante para indústrias e o agronegócio, já que os últimos anos foram de disparada no valor da tarifa de energia elétrica entregue pelas concessionárias. Isso se deve, principalmente, ao encarecimento da produção ocasionado pela estiagem, que obriga o governo a utilizar combustíveis mais caros para suprir a demanda.
Com um sistema de energia fotovoltaica, no
entanto, as empresas se mantêm protegidas da inflação energética, além de somar
à boa reputação junto à sociedade.
A empresa catarinense TopSun, que desde 2017 atua no setor, destaca ainda que com essa tecnologia é possível realizar um monitoramento em tempo real da produção do sistema.
Já a aquisição
é facilitada com linhas de crédito para financiamentos específicos.
Como funciona o sistema de
energia solar fotovoltaica
A energia solar é gerada por meio da captação de raios solares por módulos instalados estrategicamente para estarem expostos durante o maior período possível.
Este sistema é conectado à
rede elétrica e a energia gerada é compartilhada com a concessionária.
Quando esta produção excede o consumo do imóvel, ela é devolvida para a
rede e é utilizada por outros consumidores, já que o sistema não conta com
dispositivos para estocagem.
Posteriormente, o excedente volta ao proprietário do sistema em forma de
créditos para utilização nos meses seguintes, em momentos que não há geração de
energia solar suficiente, como em dias de chuva, ou até mesmo quando não há
nenhuma geração, à noite, ou em um imóvel secundário.
Desse modo, é possível ter acesso a uma fonte segura, limpa e inesgotável de
energia com potencial de suprir até 95% do consumo da empresa.
Uma das grandes vantagens dos
sistemas de energia solar fotovoltaica está na possibilidade de adaptar os
projetos às necessidades específicas de cada negócio. Isso ocorre pois o
desenvolvimento é realizado de modo personalizado, com a visita de um
especialista que irá identificar a necessidade de geração, potencial de
produção na área destinada aos módulos e outros aspectos importantes.
Com a energia solar é possível reduzir até 95% do consumo oriundo da rede, esse alto índice permite que o retorno do investimento ocorra em média entre três e cinco anos.
Ou seja, após
esse período todo o valor economizado durante a vida útil do sistema, que
ultrapassa 25 anos, é considerado como lucro do investimento realizado, valor
que pode ser investido em outras áreas da empresa.
Oportunidade que representa uma
vantagem comercial frente aos concorrentes, já que nos primeiros anos os
recursos que seriam utilizados para pagar a tarifa de energia são destinados
para a aquisição do sistema e, posteriormente, podem ser empregados para a
melhoria de produtos e otimização de processos.
O que é
marketing verde?
O marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia de marketing que se concentra nos benefícios (ou inocuidade) de produtos, métodos de produção ou na atitude geral de uma empresa em relação ao meio ambiente.
Em outras palavras,
o ecomarketing envolve a venda de uma imagem de sua empresa como sendo
ecologicamente consciente.
Ser
ecologicamente consciente é um imperativo moderno.
Portanto, certamente não basta que as empresas passem a transmitir uma imagem de consciência, mas que comecem a se transformar de verdade e serem ambiental, social, cultural e economicamente responsáveis.
Marketing alinhado às questões ambientais
Por se tratar de uma energia limpa e renovável o sistema não emite poluentes de efeito estufa para a atmosfera e ainda reduz o consumo da rede distribuidora, proveniente de usinas hidrelétricas.
Isto tem um impacto extremamente positivo para o meio ambiente e também para o papel social da empresa.
Ações alinhadas à agenda
ambiental, como a produção limpa de energia, atraem um público específico,
preocupado com a preservação do planeta e que se dispõem, por vezes, até mesmo
a desembolsar um valor maior para adquirir um produto caso o fabricante
demonstre está consciência verde.